NOVOS MÉDICOS CHEGAM AO PROGRAMA MÉDICO FAMÍLIA FORTALEZA

  • 04/10/2019
  • 0 Comentário(s)

NOVOS MÉDICOS CHEGAM AO PROGRAMA MÉDICO FAMÍLIA FORTALEZA

NOVOS MÉDICOS CHEGAM AO PROGRAMA MÉDICO FAMÍLIA FORTALEZA PARA COMPLETAR EQUIPES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Prefeito Roberto Cláudio participa de aula magna com nova turma do Programa Médico Família Fortaleza

 A radio cultura web jw repassando as informações  direto da secretaria de saúde  de Fortaleza  através da sua assessoria de comunicação 

Realizado pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Escola de Saúde Pública, a iniciativa fortalece o atendimento nos 113 postos da capital

O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participa de aula magna com os 45novos médicos selecionados para o Programa Médico Família Fortaleza, nesta sexta-feira (04/10/19), às 9 horas, no Paço Municipal.

O programa está estruturado em formato de pós-graduação em que a Prefeitura de Fortaleza realiza em parceria com o Governo do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública, e surgiu como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária, possibilitando o complemento de equipes de Estratégia da Saúde da Família e fomentando o interesse de médicos para o trabalho nos Postos de Saúde.

Os novos médicos, assim como os 92 profissionais já selecionados e empossados para a primeira turma do Programa Médico Fortaleza, terão formação de um ano, com pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 11.865,00, custeada pelo Tesouro Municipal de Fortaleza. Durante o curso de Pós-Graduação latu sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos participarão de atividades de ensino e práticas de treinamento em serviço.

Dentre as diretrizes de formação estão às linhas de cuidado assistencial com base nos indicadores epidemiológicos (principais agravos), a sensibilização dos médicos para o conceito de Redes de Atenção e a garantia do cuidado nos diferentes ciclos de vida (gestação e nascimento, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do homem, saúde do idoso).

Programa Saúde na Hora

Outra estratégia de fortalecimento da atenção primária é a adesão de Fortaleza ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, no qual a capital cearense figura como o município brasileiro com maior número de postos habilitados: 58 postos de saúde, ou seja, 45% dos primeiros 128 postos que aderiram ao Programa do Governo Federal em todo o País. Com a entrada dos novos profissionais médicos do Programa Médico Fortaleza, o Município terá um número ainda maior de unidades habilitadas a receber esses recursos.

Em Fortaleza, desde 2013, na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, os postos de saúde passaram a contar com as premissas para qualificação estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o Programa Saúde na Hora: um gestor para cada unidade, prontuário eletrônico e horário de funcionamento estendido de 7h às 19h com objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.

Serviço: Aula Magna com Prefeito Roberto Cláudio – A Transformação da Cidade a Partir de Políticas Inovadoras – Médico Família Fortaleza

Data: 04/10/19

Local: Auditório Paço Municipal – Rua São José, 1 – Centro

Outras informações com a Assessoria de Comunicação da SMS por meio do telefone: 3452-6609.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Programação Automática

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Gusttavo Lima

Gusttavo Lima - Final do Fim - DVD O Embaixador (Ao Vivo)

top2
2. Marília Mendonça

Marília Mendonça - SEM SAL (TODOS OS CANTOS)

top3
3. Vitor Kley

Vitor Kley - O Sol

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes